Mobile Learning

No entanto, atualmente o aluno conta com diversas ferramentas que o possibilitam ter acesso à internet e através dela aprender de qualquer lugar, é o que chamamos de: Mobile Learning.

O Learning já é uma modalidade bastante conhecida por ser um ensino à distância que promove maior flexibilidade. Diante deste novo formato de aprendizagem o mobile learning, torna-se mais do que necessário para este processo garantir ainda mais opções de recursos que colabore para que o usuário tenha acesso ao conteúdo de qualquer dispositivo móvel que seja adequado para a educação online.

Não é segredo que a grande maioria dos acessos à Internet estejam ocorrendo agora através de dispositivos móveis, como smartphones e tablets. Só faz sentido que os programas e-Learning façam as modificações apropriadas para alcançar o maior número de usuários. A aprendizagem móvel ocorre com o uso de dispositivos móveis, o que contribui para que a aprendizagem seja contínua, pois seja onde for que o aluno estiver, ali poderá aprender. Saiba mais sobre o mobile learning. Acompanhe o texto!

 

Como funciona a aprendizagem móvel?

 

A maioria dos programas de aprendizagem online utiliza um software de gerenciamento de aprendizagem (LMS) para alojar todo o conteúdo do curso de treinamento a partir de um único ponto de acesso. Este software robusto permite aos alunos acessar o treinamento, completar questionários e avaliações e interagir com outros aprendizes em um só lugar. Para coordenadores de treinamento, é uma localização centralizada para adicionar conteúdo, rastrear atividades de usuários e preparar todos os relatórios associados aos dados de treinamento.

Para usar o LMS para aprendizagem móvel, o software deve ter uma versão móvel do seu site ou uma aplicação autônoma que pode ser baixada para o dispositivo móvel. As melhores opções de LMS têm versões baseadas na web e móveis para que os usuários possam acessar o material de aprendizagem literalmente em qualquer lugar que tenha uma conexão com a internet.

 

Por que um Mobile learning pode ser essencial para a aprendizagem móvel no local de trabalho?

 

Um clique. Tudo isso é preciso para encontrar respostas, obter assistência imediata para enviar e-mails e se comunicar. Isso define o quanto o uso dos dispositivos móveis nos locais de trabalho se faz muito presente hoje. Os nativos digitais e os especialistas em tecnologia preferem ter respostas na ponta dos dedos, em vez de serem guardados em livros e manuais, e os celulares realmente assumiram a vida pessoal e profissional.

Desde as mudanças estruturais até as mudanças funcionais, a mudança na paisagem corporativa global, as tecnologias e a força de trabalho em constante expansão espalhadas por vários locais geográficos, os locais de trabalho modernos percorreram um longo caminho. Em tal cenário, aprender, também, mudou e assumiu a forma de aprendizagem pessoal, independente e contínua, muitas vezes apoiada por dispositivos móveis, tornando a aprendizagem móvel uma parte integrante da estratégia de aprendizagem no local de trabalho.

A aprendizagem móvel oferece inúmeros benefícios para os alunos em termos de facilitar a utilização, conveniente para acessar a aprendizagem em qualquer lugar, a qualquer hora e rapidamente, os mesmos benefícios se traduzem em melhores negócios para a organização.

Considerando o ambiente empresarial sempre dinâmico que prevalece e deve permanecer assim, funcionários treinados obtém um melhor desempenho geral na empresa. Habilitar e garantir que os alunos tenham acesso imediato a tudo o que eles precisam para funcionar bem pode garantir não só o crescimento de uma organização, mas também a sua sobrevivência.

 

Como implementar uma estratégia de aprendizagem móvel
 

Antes de investir no atacado na tecnologia de aprendizagem móvel, é essencial estabelecer uma estratégia para a nova modalidade. Sem uma estratégia efetiva, você pode até mesmo não atender às expectativas dos alunos.

Nesta fase, é preciso analisar suas necessidades e treinamento existente para descobrir o valor que a aprendizagem móvel pode adicionar ao sistema, tais como:

  • Para que os dispositivos serão usados?

  • Como o programa de aprendizagem móvel ajudará a alcançar os objetivos?

  • O que usaremos para medir o sucesso?

  • Como o programa será sustentado? Programas de aprendizado móvel bem-sucedidos devem ter estabelecido processos que podem ser replicados e dimensionados mais tarde.

  • Como podemos dar aos interessados uma voz no projeto? Para as partes interessadas, isso que precisará falar com instrutores, gerentes de cada departamento e com todos os outros que possam contribuir.

  • Descobrir o papel da aprendizagem móvel em sua estratégia de treinamento

O primeiro passo no desenvolvimento de uma estratégia de treinamento móvel bem-sucedida é identificar quem realmente estará acessando a informação. Em outras palavras, quem é o seu público-alvo e, o que é mais importante, o que eles esperam conseguir ao fazer o curso e-learning móvel?

Como tal, é necessário projetar cursos de treinamento móveis que os ajudem a desenvolver os conjuntos de habilidades ou a oferecer informações que eles precisam de forma rápida, conveniente e sem perder tempo em conteúdo de curso irrelevante.

É por isso que devesse identificar seus principais objetivos de aprendizagem mesmo antes de iniciar o processo de design. Considerando os antecedentes do seu público e suas necessidades de aprendizagem. Por exemplo, qual é o nível de educação e experiência profissional? Você deve incluir jargão específico da indústria, ou eles são iniciantes no campo? Que conhecimento prévio sobre o assunto já possuem? Eles respondem de forma mais favorável às ferramentas de aprendizagem visual ou aos elementos de áudio? Qual é o seu ambiente de aprendizagem (ou seja, no local de trabalho, em casa ou na escola)?

Após isso, determine se o seu conteúdo de treinamento móvel será distribuído. Ele será disponibilizado em todas as plataformas, como iOS e Android? Você vai incluir gráficos que podem ser acessados em todos os dispositivos? Idealmente, você vai querer suportar tantos dispositivos possíveis, de modo que você dê a todos os alunos a oportunidade de beneficiar do seu curso ou módulos de e-Learning.

A aprendizagem móvel pode ser usada para criar um programa que seja mais capaz de ajudar os funcionários a alcançar um maior sucesso. Ao incorporar outro método de aprendizagem, você faz seu programa de treinamento mais robusto e estruturado, adicionando mais à carreira total de seus alunos.

Então, você precisará pensar sobre como o celular se encaixa no ciclo de aprendizado do empregado em sua empresa. Veja o que as funções dos dispositivos móveis serão preenchidas ao longo do treino e além. É preciso considerar coisas como o tamanho da tela que é muito menor em dispositivos móveis e como estruturar o curso para trabalhar com isso, dependendo do contexto do usuário.

 

Vantagens e benefícios da aprendizagem móvel

Soluções móveis trazem inúmeros benefícios. Aqui estão alguns exemplos:

Ambiente de aprendizagem mais amplo: A maioria das pessoas carrega seus dispositivos móveis com eles em todos os lugares que vão, de modo que o aprendizado móvel estende as possíveis oportunidades de aprendizagem, permitindo a aprendizagem a qualquer hora e em qualquer lugar.

Analítica: A aprendizagem móvel amplia a quantidade de dados de aprendizagem disponíveis, o que permite que as organizações que aprendem avaliem uma vasta gama de experiências de treinamento, não apenas e-learning.

Aumento do conteúdo e colaboração gerados pelos usuários: Os dispositivos móveis são projetados para suportar a colaboração e o conteúdo gerado pelos usuários, de tal modo que é possível criar uma solução de aprendizagem móvel em torno das características únicas dessas ferramentas.

Conheça o Boompe, uma plataforma para educação corporativa que oferece cursos e treinamentos mobile learning desenvolvidos sob medida para atender as necessidades da sua empresa. Fale com os nossos especialistas!


Comentários