O que é um sistema LMS?

É verdade! E esse lugar é um site na internet chamado de LMS. Nunca ouviu falar disso? Então vem saber o que essa plataforma ead pode fazer pelo seu conteúdo!

Se você está começando agora a oferecer conteúdos online, ainda deve estar um pouco perdido sobre as decisões que precisa tomar para fazer um curso online dar certo.

Na verdade, se a sua intenção é apenas disponibilizar vídeos informativos ou de conteúdos mais aprofundados, sem a necessidade de fazer um monitoramento completo ou controle de participação dos alunos, o Youtube é uma plataforma de vídeo que pode ate atender bem.

Entretanto, se o seu objetivo é de alcance e eficácia é bem maior, vai sim precisar de uma plataforma ead para disponibilizar o acesso aos seus conteúdos. Um sistema de gerenciamento com estrutura completa para desenvolver todo o curso online, da produção de conteúdo à emissão de certificado.

Ou seja, você precisa de uma plataforma LMS!
 

Mas, o que afinal é o sistema LMS?

Sigla usada para abreviar Learning Management System, em bom português, Sistema de Gerenciamento de Aprendizagem, o LMS é um sistema online de gerenciamento, no qual é possível acompanhar e controlar o aprendizado dos alunos.

Então, de uma forma bem simplificada, podemos explicar o LMS como:

  • Learning (Aprendizagem): você usa o LMS para criar e disponibilizar seus treinamentos e cursos online, bem como materiais para seus alunos ou equipe.

  • Management (Gestão): nesse sistema você pode organizar e gerenciar todo o processo do ensino à distância, desde a criação dos cursos, participação dos alunos, seus resultados e a qualidade dos conteúdos.

  • System (Sistema): a plataforma ead
     

Com serviços automatizados o sistema ainda facilita a matrícula dos alunos, gestão de pagamento, emissão de relatórios de andamento dos estudos e de certificados.

Também é a partir desse sistema que os alunos vão ter acesso aos cursos, sejam eles pagos ou gratuitos, dependendo do que for disponibilizado pela instituição.

O LMS também é conhecido como AVA (Ambiente Virtual de Aprendizagem) e, mais popularmente, como plataforma de ensino a distância ou plataforma EAD.

E, se você quer ter sucesso e alcançar seus objetivos com treinamentos ou cursos online, deveria começar a se preocupar em usar uma LMS!
 

Benefícios de uma plataforma LMS

 

  • Economia de Custos

Saber que você pode reduzir custos no seu orçamento é sempre uma ótima notícia. E oferecer um curso via plataforma ead é, sem dúvida, um ótimo meio de economizar.
Além de não ter que arcar com custos de locação de espaço e materiais, deslocamento, alimentação e, quem sabe, hospedagem, ter um sistema LMS para o seu projeto online permite que o curso seja disponibilizado de forma recorrente.

  • Controle de acesso

Algumas empresas possuem instruções gerais que devem ser passadas a todos os seus colaboradores para que eles possam realizar seus trabalhos de maneira apropriada e alinhada com os objetivos da instituição.

O sistema LMS permite que você tenha o controle de quem fez ou não o treinamento, através do rastreio do perfil de cada colaborador. Também é possível determinar data de expiração dos materiais, garantindo que todos tenham acesso e realizem o treinamento no mesmo período.

Também é um ótimo beneficio para instituições de ensino que oferecem cursos presenciais, mas com algumas disciplinas obrigatórias em curso online.

  • Flexibilidade e usabilidade

Uma plataforma ead oferece toda a flexibilidade que um curso online deve possuir: possibilidade de acessar de qualquer lugar, em qualquer momento e realizar o curso no ritmo que cada aluno desejar. E isso em um sistema LMS muito fácil de usar e tão intuitivo que bastam em minutos para aprender.
 

Tipos e funcionalidades de plataformas LMS

 

A indústria LMS vem crescendo significantemente agora que muitas instituições e organizações passaram a investir mais em cursos online, aproveitando seus muitos benefícios.

E independente do segmento a plataforma ead consegue atender quem quer que esteja buscando uma ferramenta simples, fácil de utilizar e eficiente para criar e oferecer seus cursos online. De pequenas, médias e grandes empresas, o sistema LMS atinge muito bem aos objetivos desejados.

Basicamente, o LMS tem dois contextos:

  • Educacional: usado por instituições de ensino como sistema para operacionalizar e gerenciar seus cursos online para os alunos de ead ou semipresenciais. Os cursos, geralmente, são mais longos, podendo durar algumas semanais ou meses.

  • Corporativo: usado por empresas como sistema para capacitar seus colaboradores através de treinamentos online, impactando diretamente na melhoria de resultados. Os cursos geralmente são mais curtos e podem ser finalizados em sessão única.

Veja a seguir alguns dos recursos mais comuns de um sistema LMS:

  • Gestão de conteúdo

A distribuição de materiais é uma das principais funcionalidades do sistema LMS. Algumas plataformas têm a opção de apenas inserir esses conteúdos, outras também oferecem o recurso de criação.

Os materiais podem ser diversos: PDF, vídeo, áudio, animações, páginas HTML, links externos, pacote SCORM (padrão de conteúdo e-learning), etc.
 

  • Exercicios e testes

O sistema também pode oferecer a funcionalidade de medir o aprendizado de seus colaboradores ou alunos através de testes, exercícios ou pesquisas.
 

  • Web conferência e chat

Algumas plataformas ead possibilitam fazer uma interação entre instrutor e participantes, seja através de textos, vídeos ou áudios, em tempo real.
 

  • Fóruns

Mais um recurso que possibilita realizar discussões entre os participantes. Normalmente, conta com um moderador para mediar a conversa sem deixar que o assunto seja desviado.
 

  • Gamificação

Uma das funcionalidades que mais engajam e motivam os alunos, pois trabalha com distribuição de pontuação, conquistas ou badges à medida que vão avançando nas etapas do curso online.
 

  • E-Commerce

Ferramenta para monetizar os cursos online, possibilitando a comercialização dos mesmos através da plataforma.
 

  • Relatórios e dashboards

São recursos mais analíticos parar monitorar tanto a participação dos alunos quanto para medir a eficiência dos cursos online.
 

Então, como você pode perceber, o sistema LMS nada mais é do que a plataforma ead na qual você vai criar, gerenciar e monitorar seus cursos online. Agora, é só saber analisar quais funcionalidades são realmente importantes no seu caso e escolher seu sistema.
 


Comentários