Pedagogia Empresarial

Para que um indivíduo possa obter um conhecimento com eficácia e para que esse conteúdo chegue de forma excelente e promova o aprimoramento dos objetivos que se pretende, a pedagogia insere programas e planejamentos que trabalham para estimular os alunos na busca do saber. Neste sentido, a pedagogia empresarial é uma parte da pedagogia que é aplicada no ambiente corporativo.

A pedagogia empresarial é aplicada para oferecer recursos e ferramentas no contexto empresarial que visam provocar mudanças e melhorar o desempenho dos profissionais, familiar e interpessoal. Sendo assim, a pedagogia empresarial qualifica e interage com todos os departamentos da empresa, com práticas educacionais que podem ser: treinamentos, palestras, cursos, educação continuada, testes de aptidão, avaliações, entre outros.

Vamos mostrar adiante como a pedagogia empresarial pode atuar nas organizações. Confira!

 

A pedagogia empresarial nas organizações

 

A Pedagogia é uma ciência normativa que estuda como os fenômenos educacionais são realizados e como eles devem ser realizados, seguindo também uma visão filosófica: a formação integral do ser humano, entendida em toda a sua grandeza. Nos negócios visa desenvolver as habilidades estabelecidas pela empresa para a realização de um cargo com máxima eficácia e economia de tempo e recursos.

A pedagogia empresarial ainda é recente, mas possui uma grande importância para que os processos corporativos alcancem maior êxito. Isso porque, quando a metodologia pedagoga empresarial é inserida nas empresas ela é capaz de promover muitas mudanças significativas e necessárias para cada operação empresarial.

Este tipo de pedagogia busca por meio de técnicas e métodos de ensino garantir que a aprendizagem e o conhecimento que se adquire seja de fato excelente. Mas, não se trata apenas de uma mudança no profissional, ela tem o papel de atuar para proporcionar uma qualidade pessoal também, atuando nessas duas partes. Já que um profissional além de ser uma pessoa de negócios que vive maior parte do tempo no mundo corporativo, tem a sua parte pessoal que deve ser trabalhada e dar atenção.

Com a pedagogia empresarial é possível estimular com mais eficiência a criatividade, trabalho em equipe, entre outras necessidades que são importantes na execução de cada procedimento da organização. O profissional de pedagogia empresarial tem uma visão crítica, capaz de levar mudanças que são fundamentais para o desenvolvimento da empresa.

 

Pedagogo empresarial

 

Um pedagogo empresarial trabalha para planejar, desenvolver e avaliar a necessidade de programas educacionais dentro de uma organização. Além de ensinar os módulos e o currículo que eles desenvolvem, além de avaliar a eficácia e os resultados dos métodos que oferece.

Hoje, a maioria das empresas de médio e grande porte que dependendo das necessidades de treinamento decididas pela administração, promove um projeto de educação corporativa com conteúdo, métodos e técnicas. O pedagogo será responsável, desta forma, pelo desenvolvimento do programa de treinamento, com as ferramentas consideradas mais apropriadas para o contexto em que a aula é ministrada. É provável que o pedagogo não seja a pessoa que ensina diretamente, mas essa é a pessoa que dirige e coordena o projeto e, em muitos casos, o departamento de treinamento.

Para criar e implantar uma metodologia eficaz o pedagogo, primeiramente procura conhecer a empresa, entendendo cada etapa e os objetivos da organização. Dessa forma, este profissional apresenta recursos que ajudam a expandir o conhecimento do profissional além de suas relações interpessoais e familiares, para promover benefícios completos para a empresa.

No entanto, cada planejamento pedagógico deve estar associado as ações da empresa e as práticas da pedagogia para que as duas caminhem juntas. Sendo assim, toda empresa se envolve e busca atingir em conjunto cada etapa de forma que proporcione um melhor resultado. Por isso, o pedagogo deve conhecer à pessoa humana, no campo da filosofia, da psicologia, das relações humanas e técnicas usadas no sistema organizacional da empresa.

O pedagogo através do seu conhecimento de comunicação, psicologia, motivação, etc. É capaz de avaliar as competências que cada um dos trabalhadores tem e compará-los com aqueles que a empresa ou o cargo específico precisa. Portanto, o pedagogo no departamento de recursos humanos apresenta uma vantagem para a empresa.

Onde o pedagogo empresarial pode atuar?

  • Desenvolvimento de Recursos Humanos / Gestão de Pessoas em empresas;

  • Direção e administração de instituição de ensino;

  • Elaboração de políticas públicas com o objetivo de melhorar os serviços oferecidos à população em autarquias, hospitais e governo nas tarefas municipais, estaduais e federais;

  • Gestão e desenvolvimento de conselhos tutelares, centros de convivência, abrigos e organizações não governamentais

O pedagogo tem atualmente uma atuação de grande importância nas empresas, sendo ele o profissional que irá articular e analisar as necessidades juntamente com a gestão de conhecimento. Desta forma, levar mudanças de comportamento em todos os envolvidos, buscando favorecer a relação entre empresa e colaborador, já que as duas partes ganham.

 

Pedagogia empresarial e EaD

 

Com a grande ascensão do ensino ead a pedagogia empresarial também se faz presente nesta modalidade. O aprendizado que é entregue online, através da internet, que vai do ensino a distância, a aprendizagem eletrônica computadorizada é usada para aprimorar o ensino corporativo.

Relevante tanto nos setores educacionais quanto corporativos, o e-learning permite que estudantes e empresários aprendam em qualquer lugar, a qualquer momento. Tudo o que você precisa é de um computador ou dispositivo móvel com conexão à internet e você está pronto para ir.

Para as empresas que antes investiam em treinamentos presenciais, muitas vezes de alto custo, este novo formato de ensino trouxe vantagens econômicas, além de garantir que tenham uma equipe muito mais preparada através de treinamentos e cursos online.

No ambiente corporativo, os gerentes fazem grandes esforços para garantir que os funcionários tenham as habilidades necessárias para fazer seus trabalhos de forma correta, segura e de acordo com os padrões. O bem-estar da empresa e do empregado depende disso. Por isso, as empresas se concentram mais no treinamento, que prepara os funcionários para tarefas específicas, e não na educação geral.

O papel do treinamento corporativo é garantir que um funcionário tenha conhecimento e habilidades para realizar uma operação específica para permitir que uma organização continue a operar com mais eficácia. Dessa forma, essas ferramentas de ensino são centradas na transferência de conhecimento. Por exemplo, conferências e workshops são uma parte essencial do negócio e o e-learning tornam acessível e eficiente - as pessoas de vendas, por exemplo, podem receber treinamento sobre novos produtos e estratégias de vendas on-line. O ead pode ser traduzido para reduzir os custos para oferecer treinamento em um período de tempo mais curto, especialmente quando os funcionários estão espalhados por todo o mundo.

No contexto da pedagogia empresarial, ele é inserido nos recursos online oferecidos aos alunos, ajudando para que todo o processo traga os benefícios pretendidos. A aprendizagem empresarial ajuda os funcionários a adquirir novas habilidades para avançar suas carreiras dentro da empresa. Os sistemas de gerenciamento de aprendizagem corporativa possuem módulos adicionais para facilitar esse processo.

O aprendizado empresarial concentra-se principalmente em questões pragmáticas com benefícios imediatos para a organização, em vez de apenas benefícios individuais. Em última análise, o treinamento é necessário para que a organização funcione corretamente e a educação corporativa evolua e se desenvolva.

A empresa é principalmente focada no treinamento, essa ferramenta geralmente visa preparar os colaboradores para algo, ensinando ou aprendendo uma habilidade particular e praticá-lo até atingir o padrão exigido. Isso tem óbvias implicações práticas para o local de trabalho.

O e-learning corporativo é capaz de evoluir a uma taxa mais rápida, o que possibilita resultados poderosos e efetivos. As empresas podem ganhar uma vantagem competitiva respondendo rapidamente a novos produtos, promoções e condições de mercado. Um sistema de gerenciamento de aprendizado flexível, responsivo e envolvente, com facilidade de criação de currículo e implantação perfeita para a nuvem para acesso instantâneo mundial é um facilitador chave para obter essa vantagem. Neste contexto, quando o ensino a distância é associado às práticas da pedagogia os resultados são excelentes.

 

Você é um pedagogo empresarial e pretende criar soluções para cursos e treinamentos de educação corporativa? A AprendaCerto tem as ferramentas certas para que você produza conteúdos que possam contribuir no ambiente corporativo e ajudar as empresas alcançarem as metas traçadas. Entre em contato!

Tagged in : boompe ensino corporativo


Comentários